Hoje me lembrei que desde quando comecei o Dicas, há mais ou menos 5 anos atrás, parei de escrever no meu diário…Parece coisa de adolescente, mas as minhas agendas há tempo vem registrando um pouco da minha vida. Sempre gostei de escrever e quando ganhei o meu primeiro diário da minha avó, aquele que vinha com uma chavinha que a gente jurava que trancava os nossos segredos, nunca mais parei. E de vez em quando, gosto de reler essas páginas da minha vida…E ter a certeza que não há nenhuma tristeza que perdure e nenhuma felicidade que não padeça. E ver que já fomos de tudo um pouco…

Como já nos iludimos com promessas vãs, acreditamos em quem nada valia e como aquilo aquietava a nossa alma. Percebo que a minha felicidade já foi tão dependente de outros e que hoje tenho ela em minhas mãos. Até parece frase que a gente colocava na agenda: Você é o responsável pela sua felicidade! E desde aquela época, tudo que eu escrevia vinha acompanhado de uma imagem…Hoje é só copiar e colar!

E as resoluções de ano novo? Me divirto vendo todos os sonhos, as metas inatingidas, ginásticas sempre adiadas, estudos idem! Como sofria por não poder ir a esse ou aquele lugar e quando conseguia finalmente a alforria, quanta alegria por uma simples noite na rua!

Preparativos para festas, roupas a serem escolhidas, namorados, amigos para ligar…Quantos nomes se perderam nas minhas agendas! E no meio de tantas palavras, encontro ingressos de filmes, fotos esquecidas, cartões de natal, bilhetes de despedidas…E vejo que cada um daqueles dias foi fundamental na minha vida, de alguma maneira. O comprovante de inscrição para o vestibular, o jornal do dia que passei, a noticia no boletim da minha paróquia falando a todos sobre a nova universitária…Quantas lembranças!

Talvez hoje não precise tanto da chave…não tenho mais segredos. Tenho mais lembranças: o primeiro ultrassom de Victor, meu primogênito, a mistura de alegria e loucura ao ver aquela criaturinha dentro de mim, as tristezas, as dúvidas, a completa felicidade também.O sucesso, o fracasso, a união e a separação. Outro filho, outra partida, nova chegada. Nova vida!

E continuo escrevendo a minha história…Entre sorrisos e lágrimas, alegrias e tristezas, mas muitas lembranças… E adoro ler, reler e começar tudo de novo. Como se cada nova agenda fosse um novo começar. Páginas e mais páginas em branco prontas para mais uma nova aventura. A aventura nossa de cada dia. Acordar, trabalhar, fazer amigos, perder outros, planejar, sonhar…E registrar cada novo pensamento, alguma palavra de conforto ou qualquer fúria vã. Vou retomar o meu diário. Quem sabe, eu possa ler para os meus netos todas as pegadas que deixei…

Deixe um comentário

