Uma vez ouvi uma frase que dizia que devemos fazer uma boa ação por dia. Não por religião, consciência pesada ou obrigação. Apenas para tentar fazer do mundo um lugar melhor. E isso nem sempre nos parece fácil, mas percebi que precisamos estar abertos. A boa ação não precisa ser complexa nem demorada: dar o lugar no onibus, uma informação correta, um sorriso de bom dia tem o poder de transformar o dia do próximo. E hoje tive mais uma vez essa oportunidade. Estava subindo a rua Carangola e um velhinho vinha atrás, com uma sacola nitidamente pesada. Olhei uma vez, duas e percebi que provavelmente ele ia continuar subindo. Me aproximei:

– O senhor quer ajuda?
– Não precisa. ..
– Faço questão!
– Então, vc carrega de uma lado e eu do outro.

Achei o máximo, afinal ele era um senhor, mas antes de tudo, um homem afinal. Peguei uma alça, ele a outra e fomos subindo. E começamos a conversar. Fiquei sabendo um pouquinho da sua vida, sua esposa doente, seus filhos com brilhantes carreiras, enquanto ele insistia em duvidar que eu tinha 41 anos e dois filhos:

– Você não tem mais de 20 anos!

Percebi claramente que a sua visão estava comprometida além da sua audição. Mas fiquei absolutamente lisonjeada em receber um elogio tão desinteressado. Afinal, era um senhor de 85 anos!
A sua dificuldade em andar era também nítida e por várias vezes o segurei para não tropeçar nos péssimos passeios do bairro. E a conversa foi nos aproximando, o caminho ficando curto, a sacola leve e a alma plena. Me desviei um pouco do meu destino, mas recebi tantos elogios, desejos de boa sorte, saúde e agradecimentos sinceros que não me importei a mínina.

– Você está fazendo uma caridade, Carol!
– O senhor também!

Afinal, quem nos dá a oportunidade de ajudar, faz um bem ainda maior do que nós mesmos. Pense nisso e esteja aberto para o que virá. Com certeza você vai ganhar muito mais!

Deixe um comentário

